Data: 09.12.2016
A “Basílica de Nazaré” é o tema da nossa editoria “Turismo em Belém”. Erguida em 1909 no mesmo lugar em que foi achada a imagem da Santa pelo Caboclo Plácido, foi a terceira Basílica do Brasil, havendo no ano de sua inauguração, em 1923, apenas duas outras: a da Sé, na Bahia e a de São Bento, em São Paulo. É também a única Basílica da Amazônia Brasileira. Hoje a Basílica é um dos principais patrimônios históricos de Belém.
A Basílica é uma réplica em menor escala da Basílica de São Paulo Extramuros, em Roma, medindo 20m de altura, 62 metros de cumprimento e 24 metros de largura, exatamente a metade das medições daquela. De estilo neoclássico e eclético, foi projetada pelos arquitetos genoveses Gino Coppedé e Giuseppe Predasso.
Possui cinco naves, trinta e seis colunas de granito italiano e duas capelas que ladeiam o altar mor, uma dedicada ao Sagrado Coração de Jesus e outra a Nossa Senhora do Brasil. Ainda duas torres com 42 metros de altura, 36 colunas de granito maciço, 54 vitrais, 38 medalhões em mosaico, 19 estátuas em mármore de Carrara, dois candelabros de bronze, 24 lampadários venezianos, nove sinos eletrônicos, 11 altares e um órgão com três teclados e 1.100 tubos.
Em 1918, chegava a Belém padre Afonso Di Giorgio que recebeu a igreja completamente crua e trabalhou em sua construção até o ano de sua morte, em 1962. Foi o grande incentivador e responsável pelo embelezamento da Basílica, conseguindo da Itália e em grandes ações em Belém os recursos. Em 1923, recebeu do papa Pio XI o título basilical.
Fazendo parte dos elementos que compõem o Círio, a Basílica integra o conjunto da declaração como Patrimônio Cultural da Humanidade pela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), ocorrida em 2013.
Em 31 de maio de 2006 foi elevada à categoria de Santuário Mariano da Arquidiocese, passando a denominar-se Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, incluída entre sete templos nesta categoria no Brasil.
Em sua fachada, apresenta duas inscrições em latim. A inscrição superior Deiparae Virgini a Nazareth significa “Virgem de Nazaré Mãe de Deus”, e a inscrição inferior Salve Regina Mater Misericordiae significa “Salve Rainha Mãe Misericordiosa”.
Para mais informações visite o site http://nazare10.com.br/
Foto: Agência Pará